A Fundação SOS Mata Atlântica e a Heineken anunciaram os resultados do edital para a seleção de projetos que contribuirão para a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno. A iniciativa é parte do Floating Bar, bar flutuante temporário que ficou aberto ao público às margens do Pinheiros entre setembro e novembro de 2023. Todo o lucro obtido foi revertido ao edital.
Uma comissão elegeu seis propostas alinhadas com duas modalidades principais: soluções baseadas na natureza e ações de educação socioambiental. Entre os vencedores está o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), com o projeto “A Gente da Água”, que visa conscientizar e engajar a comunidade na recuperação dos córregos Ypuera (conhecido como “Água Podre”) e Joia, no Parque da Joia.
Através de oficinas interativas e práticas de campo, o projeto vai engajar os alunos do CEU Butantã em estudos ambientais, capacitando-os como pesquisadores ativos. Além disso, está programado o 3º Festival da Joia, um evento comunitário que contará com apresentações culturais de artistas locais, ações de reflorestamento, práticas de compostagem e exposição dos projetos realizados pelos jovens participantes.
Paola Samora, diretora presidente do IPESA, explica que o projeto inova ao trazer uma abordagem integrada de soluções baseadas na natureza com a infraestrutura urbana, além de participação ativa da comunidade por meio da educação ambiental e da construção de parcerias significativas para a implementação das ações.
Os projetos selecionados receberão até R$ 100 mil cada para implementar ações nas áreas ambiental, educacional, cultural e social, priorizando o impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água.
Imagem: Estrutura do bar flutuante da Heineken, localizada no Parque Linear Bruno Covas. Foto: divulgação