O Programa Resíduos Sólidos do IPESA atua no apoio às prefeituras para a elaboração de planos de gestão integrada de resíduos sólidos, com base nos preceitos da Lei 12.305/2010.
Ciente de que os catadores de materiais recicláveis são os principais responsáveis pela existência da cadeia de reciclagem no país, o IPESA tem como principal foco a construção de sistemas que incluam e organizem a categoria.
Na área de serviços, oferece suporte às empresas e condomínios na melhoria da gestão dos resíduos sólidos e adoção de práticas ambientais sustentáveis.
O programa estrutura a coleta seletiva e desenvolve normas e procedimentos para os outros resíduos, sempre em parceria com as prefeituras.
A construção participativa de um plano de gestão integrada é uma das metas do programa, que ainda visa a melhoria das atuais formas de gerenciamento de resíduos, beneficiando os catadores.
Os programas de coleta seletiva do lixo incluem as seguintes etapas:
profissional de cooperativas de catadores para autonomia de gestão
de planos de gestão integrada de resíduos sólidos que combina de modo mais eficiente qualidade, ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social
no gerenciamento da coleta
seletiva municipal
A AVEMARE é uma cooperativa de catadores que faz a coleta seletiva e a triagem dos materiais recicláveis de Santana de Parnaíba, SP.
No município de Itapecerica da Serra, em São Paulo, o IPESA apoiou o Programa Municipal de Coleta Seletiva.
Projetos junto à cooperativa de catadores que opera a central de triagem de materiais recicláveis do município de Ibiúna.
Cooperativa de catadores que opera a central de triagem dos materiais recicláveis do município de Alumínio, SP.
Guia para a formação de cooperativas criado junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Organização de diagnóstico, proposta de modelo de gestão municipal e coleta seletiva de Cajamar.