Conheça o projeto

A AVEMARE é uma cooperativa de catadores que faz a coleta seletiva e a triagem dos materiais recicláveis do município de Santana de Parnaíba, SP. 

O grupo iniciou suas atividades em 2000, atuando dentro do lixão onde era destinado todo o lixo municipal. Em 2005, a prefeitura iniciou o processo de fechamento do lixão. Em 2006, a prefeitura alugou um galpão e cedeu em comodato os primeiros equipamentos de trabalho (esteira, prensa e balança), além de um caminhão para coleta.

A Fundação AlphaVille e o Instituto Brookfield (à época Instituto Tamboré), responsáveis por organizar a cooperativa contrataram o IPESA para apoiar a AVEMARE na implantação da coleta seletiva na cidade assim começou o programa “Lixo da Gente, reciclando a Cidadania”. Em 2007 o IPESA auxiliou a AVEMARE no projeto vencedor do edital “Petrobrás – Desenvolvimento e Cidadania”, contemplada com recursos para capacitação e infraestrutura da central de triagem. Entre 2006 e 2012, o IPESA capacitou  os cooperados na gestão de processos administrativos,  produção, educação ambiental e coleta seletiva, tornando a cooperativa um modelo de boas práticas 

Galeria

Financiamento e apoio

Avemare | Apoio IPESA
Apoiadores IPESA: Fundação Alphaville
Instituto Brookfield | IPESA
Apoiadores do IPESA: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Apoiadores IPESA: MPSP