Conheça o projeto

“Aves da Mata Atlântica: nascentes de Itupararanga” é um material didático que integra o Projeto CEDRUS (Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável) e contou com o patrocínio do SPAventura. Para a elaboração deste material foram realizados registros durante 16 meses, em diferentes épocas dos anos de 2009 e 2010, na Fazenda Morros Verdes, bairro do Verava, zona rural do município de Ibiúna, SP. A região caracteriza-se como um importante fragmento de Mata Atlântica inserido na Zona de Conservação da Biodiversidade da APA de Itupararanga. 

A Fazenda conta com 260 hectares localizados no corredor ecológico da Serra de Paranapiacaba, entre a Reserva Florestal do Morro Grande e o Parque Estadual do Jurupará. Os ambientes naturais são muito distintos com altitudes que variam de 920m a 1.000m, com trechos de Mata Atlântica submontana em diversos estágios, lagos, pastos, pântanos e inúmeras nascentes como a do Rio Sorocabuçú, um dos principais rios formadores da Represa de Itupararanga.

Metodologia

As espécies inseridas neste guia fazem parte das 158 espécies levantadas entre agosto de 2009 e novembro de 2010. As observações ocorreram no período da manhã e da noite, em diferentes ambientes naturais.

Os equipamentos utilizados para o levantamento foram:

Fonte da ordem taxonômica e nomenclatura: Lista do CBRO versão 2008 – www.cbro.org.br

Projeto Guia de Aves | Ipesa

Guia de Bolso: Aves da Mata Atlântica


    Financiadores e apoio

    Apoiadores IPESA: SPA Aventura
    Fazenda Morros Verdes