Conheça o projeto

Os laboratórios, ou Water Innovation Lab (WIL) são parte de um programa mundial que desde 2010 desenvolve jovens lideranças da água.

O IPESA  participa do projeto com mentoria e consultoria técnica há cinco anos, desde que a instituição canadense Waterlution trouxe o programa ao Brasil. Jovens, entre 18 e 35 anos, são treinados para pensar em soluções sistêmicas e inovadoras para a questão da água e saneamento em quatro frentes: transferência de conhecimento, fortalecimento da rede, habilidades de liderança e inovação colaborativa, numa abordagem interdisciplinar e holística.

Conheça mais sobre o projeto em https://waterlution.org/brasil/.

A metodologia busca adaptar-se ao contexto local a partir de:

Laboratórios de Inovação da Água
  • Os encontros por meio de masterclasses, visitas de campo, exploração técnico-científica de territórios, vivências culturais e artísticas e planejamento
  • Fortalecimento da rede colaborativa de jovens empreendedores, pesquisadores e artistas, que compartilham suas experiências e conhecimentos de diferentes culturas e regiões do país.
  • Vivências práticas em campo, onde os jovens líderes são apoiados por mentores e especialistas em tecnologias de tratamento de água, desenvolvimento de políticas públicas e gerenciamento de água em nível comunitário
  • Definição de desafios e prazos específicos para estimular a geração de ideias aplicáveis para o futuro da água.

Galeria

Parceiros

Water Innovation Lab Brasil
Apoiadores Ipesa | Waterlution