A Editora Bela Vista, reconhecida por suas iniciativas de impacto social por meio da cultura e educação, acaba de lançar o projeto didático “Projeto de Vida e Cidadania”. Essa ação pioneira engloba um livro e uma série de atividades educacionais, visando expandir horizontes e promover a integração à sociedade por meio de escolhas de vida saudáveis, éticas e sustentáveis.
Devido a importância dessa temática no ambiente escolar, por ser o projeto de vida uma das competências que fazem parte da grade curricular brasileira, a iniciativa visa trabalhar o aspecto socioemocional e estimular novas competências em jovens e estudantes. A proposta é formar cidadãos solidários e protagonistas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional e social.
O livro é acompanhado por cartilhas pedagógicas que oferecem sugestões de atividades para professores do ensino fundamental e médio, reforçando os conceitos abordados. Além disso, o projeto inclui uma exposição fotográfica virtual e uma versão em audiolivro. A iniciativa também prevê apresentações educacionais em instituições de ensino parceiras.
Elaborado por especialistas no assunto, a obraaborda temas essenciais para um planejamento bem-sucedido, incluindo cidadania, ética, finanças pessoais, mercado de trabalho e meio ambiente. Com uma linguagem simples e didática, a publicação visa servir como material de apoio para alunos, professores e familiares.
Paola Samora, diretora-presidente do IPESA Socioambiental, destaca a importância de parcerias em projetos sobre educação ambiental como catalisadora da transformação social: “Cultura e educação são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, por isso, decidimos apoiar essa iniciativa da Bela Vista Cultural porque vai além de transmitir conhecimento, mas também propõe maneiras lúdicas e dinâmicas de compartilhá-lo.”
A maioria da tiragem será doada para alunos e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil. O livro também está disponível para venda na loja online da editora por um preço promocional de R$ 50,00.
O projeto conta com o patrocínio do BNY Mellon e da Adiq, além do apoio da Capitale Energia e da Perseus, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além do IPESA, o Trata Brasil também é parceiro institucional da iniciativa. Para garantir a acessibilidade, materiais complementares, como apresentações em Libras e com audiodescrição, estaão disponíveis no site da editora.
Para mais informações sobre o Projeto de Vida e Cidadania e acesso aos materiais, visite o site da Bela Vista Cultural.