É com muita alegria que anunciamos a conclusão de mais uma etapa do programa Semeando Agroflorestas, do IPESA! No mês de agosto de 2024, inauguramos o viveiro voltado à produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, um dos objetivos deste projeto.
O viveiro, implantado na Aldeia Renascer, no bairro do Corcovado, em Ubatuba (SP) , tem capacidade de produção de 20 mil mudas por ano, graças a sua estrutura moderna, que conta com bancadas galvanizadas e automatização. É um espaço fundamental para a recepção e produção das plantas que serão utilizadas na restauração ecológica de 9 hectares de agroflorestas no município.
“O viveiro fortalece a Aldeia Renascer nas atividades que já desempenha para a conservação e preservação da Mata Atlântica no município, tendo um forte apelo social, além do ambiental”, conta Jussara Santos, pesquisadora do IPESA.
O Programa
O Semeando Agroflorestas visa promover a preservação dos recursos hídricos por meio da restauração ecológica a partir da implantação de 9 hectares de unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais em áreas de preservação permanente ou no entorno delas. Busca, dessa forma, contribuir com o restabelecimento ambiental, melhorando a qualidade do solo e dos recursos hídricos locais, bem como as relações e interações ecológicas necessárias ao equilíbrio ambiental.