O projeto “Água na Aldeia”, em parceria com a Waterlution Brasil e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vai impactar 43 famílias (320 pessoas da faixa etária entre 0 e 70 anos) moradoras da aldeia Guarani Guyra Pepo, na região de Tapiraí (SP).
A Aldeia possui nascentes em seu território, mas sofre com a má qualidade da água que chega para seu abastecimento. Ela apresenta contaminação desde a captação até a distribuição, o que resulta em casos diversos de doenças. A água é bombeada para um único ponto e não chega próximo às moradias, sendo necessário buscá-la manualmente. Foram feitos estudos sobre a água subterrânea, mas constatou-se que há alta concentração de flúor, o que torna inviável sua utilização.
Diante desse cenário, o “Água na Aldeia” busca aumentar o acesso à água de qualidade, por meio da instalação de tecnologias ecológicas de proteção das nascentes e melhoria da qualidade hídrica. Esse processo será feito com a comunidade, por meio de mutirões e processos educativos, buscando capacitar os participantes com habilidades técnicas para a implantação, manutenção e desenvolvimento dos sistemas de água.
Outro objetivo é ampliar o engajamento e a colaboração entre as comunidades dentro e fora da Aldeia sobre a interseção entre igualdade de gênero, adaptação climática e segurança hídrica.
“Nosso foco é impulsionar a qualidade de vida, a saúde e o acesso à água pelos moradores da Aldeia. E, indiretamente, todas as pessoas impactadas pela campanha de comunicação do projeto, inspirando ações e projetos similares pelo País”, conta Lisa Barros, do IPESA.