20 a 23 de outubro de 2022
Banana Bamboo Ecolodge (Ubatuba/SP)
Inscrições online, garanta sua vaga
Semeando o futuro que queremos
Como prototipar de forma colaborativa a sustentabilidade em cidades inteligentes?
O IPESA, a DUXcoworkers, o Banana Bamboo Ecologde e a Fazenda Coruputuba te convidam para participar desse desafio do século XXI. Entre os dias 20 a 23 de outubro será realizada a vivência “Sustentabilidade e Cidades Inteligentes”. Esta parceria é a prova de que é possível atuar em conjunto para o alcance do desenvolvimento sustentável em criação coletiva.
A experiência imersiva e o conteúdo do evento têm impacto direto sobre 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O resultado do trabalho produzido durante a vivência será publicado como “obra coletiva” de autoria dos participantes, com pedido de licenciamento em “Creative Commons”, representando a sugestão dos especialistas como framework estrutural de boas práticas para a aproximação colaborativa rumo às metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030, em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes.
A proposta é de design de experiência para promover soluções integradas e colaborativas. Assim, o participante inscrito poderá ser incluído na programação do evento se o tema proposto por ele estiver conectado aos pilares de SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO; ECOGASTRONOMIA E CULINÁRIA LOCAL; BEHAVIORAL DESIGN PARA CIDADES INTELIGENTES.
A programação contém workshops e cursos de manejo inteligente de recursos naturais (água, energia renovável e resíduos), de sistemas agroflorestais, de técnicas bioconstrutivas (taipa de mão e bambu) e de mapeamento do comportamento humano em behavioral design nas interações entre tecnologia e meio ambiente. Além dos treinamentos, estão contempladas vivências para valorização da cultura e biodiversidade local, para o conhecimento sobre as plantas alimentícias não convencionais (PANC´s) e práticas contemplativas na Mata Atlântica.
E por que sustentabilidade e cidades inteligentes?
Para incentivar as “chaves de mudança” pautadas nas 169 metas da nova política global, e que compõem esses 17 objetivos, a sustentabilidade aplicada às cidades integra a sociedade civil aos demais atores e agentes territoriais que, por meio de seus projetos e de políticas, têm papel fundamental para o sucesso dessa agenda.
A proposta fundamenta-se nos 5 eixos da sustentabilidade (5P´s), permitindo seu acompanhamento e revisão sistêmicos:
Pessoas
Erradicação da fome e redução das desigualdades para garantir dignidade humana;
Prosperidade
Garantir a vida, próspera e plena, em harmonia com a natureza;
Paz
Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
Parcerias
Implementar a agenda por parcerias globais duradouras;
Planeta
Proteger os recursos naturais e minimizar o impacto do clima no nosso planeta para garantir qualidade de vida às gerações futuras.
Quem é a DUXcoworkers
Pioneira no mundo por considerar experiência do usuário como coworking de serviços. Consultoria em design de experiência e de interação que constrói inovação sob o ponto de vista das pessoas. A DUXcoworkers é uma rede de inteligências com mais de 137 especialistas multidisciplinares promovendo cultura de colaboração e de inovação apoiando as necessidades estratégicas de negócio e desenvolvendo soluções para pessoas, produtos e cidades visando o bem comum.
DUXcoworkers e o design de experiência
Mapeando tendências e comportamentos, a DUXcoworkers aposta na pesquisa do interesse das pessoas para gerar inovação e investigar os caminhos do futuro através dos impactos do presente. O último trabalho realizado nesse sentido foi a pesquisa de “Design Colaborativo para Cidades Inteligentes” tendo como elemento de estudo o famoso Minhocão da capital paulista ou “Elevado João Goulart” que conecta a Zona Oeste ao Centro de São Paulo. Veja o resultado da pesquisa.
Construção colaborativa de cidades mais inteligentes
Em março de 2021, a DUXcoworkers e seus parceiros dialogaram sobre o papel do cidadão na construção colaborativa de cidades mais inteligentes, unindo a iniciativa privada ao poder público. De lá para cá, bastante coisa mudou. Será mesmo!? Ouça o podcast.
O Banana Bamboo Ecologde
24 hectares, reflorestados, revitalizados, ressignificados com vegetação abundante e com coração contente daqueles que acreditam na mais íntima cooperação entre pessoas e natureza.
Um local onde se pratica a sustentabilidade em todos os aspectos, desde a agrofloresta e manejo de águas aos preceitos de ecogastronomia e culinária natural.
Genuinamente Sustentável
Ser ecologicamente sustentável exige não só intenção, mas ação. A sustentabilidade é baseada em valores genuínos que unem o turismo à viabilidade econômica e à valorização do meio ambiente e da cultura local.
Nessa experiência você irá desfrutar da riqueza da Mata Atlântica, preservada e resgatada por sistemas de agrofloresta onde crescem bananas, cacau, mandioca, juçara, frutas nativas além de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) utilizadas na culinária natural, sendo um dos preceitos da ecogastronomia.
O Rio Ubatumirim, que atravessa o resort, é preservado pelo manejo sustentável de águas e descarte correto de resíduos, que vão desde a compostagem, sistemas de banheiro seco e a utilização de jardins filtrantes. Já a produção de energia elétrica é local e limpa, pela utilização de sistemas solares fotovoltaicos.
A Fazenda Coruputuba
Fundada em 1911 (Pindamonhangaba/SP), a Fazenda atravessou os ciclos de plantio de arroz e eucalipto, após ser grande indústria de papel. Hoje é referência nacional em Sistemas Agroflorestais, unindo a produção de alimentos orgânicos (hortaliças, frutas e raízes) ao plantio de madeiras nobres, em convívio harmônico e próspero. Saiba mais.
Patrick Assumpção e a Fazenda Coruputuba: uma aposta no caminho certo
Patrick Assumpção tem desenvolvido, desde 2008, sistemas agroflorestais em parceria com comunidades locais do entorno de Pindamonhangaba/SP, apostando na restauração de áreas degradadas através de espécies florestais nativas e na produção de alimentos de qualidade para gerar renda. “Quero disseminar o que estamos fazendo aqui, apresentar as plantas e as frutas para o produtor rural e para o consumidor. Se eu me alimento bem, quero isso para os outros também.” E desde então caminha para alcançar a meta de reflorestar mais de 40 mil hectares de florestas em todo o Vale do Paraíba/SP, unindo a preservação da cultura local à alimentação. Saiba mais.
O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA
Pensar globalmente e agir localmente. É sob esse lema que o IPESA promove e amplia o conhecimento sobre o espaço vivido, discute as possibilidades de intervenção com a comunidade beneficiada e organiza ações coletivas integradas aos recursos locais. Tem como principal foco a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, sempre mantendo a preservação do meio ambiente em pauta. Além das melhorias ambientais, as ações integradas contribuem com o desenvolvimento dos potenciais coletivos, com a autonomia dos grupos e com a articulação regional de ações socioambientais. Organizados em quatro linhas de atuação: Programas Resíduos Sólidos, Escolas Ecológicas, Água e Floresta e Unidades de Conservação.
Você pode ser um participante palestrante.
Vamos juntos desenhar um framework de sustentabilidade e cidades inteligentes? Aguardamos você em Ubatuba, dos dias 20 a 23 de outubro no Banana Bamboo Ecolodge.
Confira a programação e os benefícios.
Inscrições abertas no site do evento, pelo formulário e pelo telefone (11) 975 309 192.