Dentro do manejo apropriado da água, umas das ações mais importantes é conhecer o que lançamos nas nossas águas diariamente. Muitas vezes nem nos questionamos sobre os produtos de limpeza e higiene que consumimos. Apesar de indicarem que são biodegradáveis, os produtos impactam na vida das águas.
Nesse sentido, a proposta da nossa atividade na Virada sustentável 2021 é apresentar alternativas ecológicas para a produção caseira de produtos de limpeza. A oficina propõe uma conversa sobre o manejo apropriado da água e em seguida a confecção de 3 tipos de produtos que não agridem as águas. São eles: enzima cítrica, desinfetante e sabão de coco líquido.
Durante a oficina, os participantes poderão confeccionar simultaneamente em suas casas os produtos e tirar dúvidas.
Para conduzir a oficina, convidamos a querida parceira de projetos, especialista e ativista na produção de produtos de limpeza ecológicos Claudia Visoni, que é jornalista, ambientalista, permacultora, agricultora e atualmente também codeputada estadual. Junto com ela para uma conversa sobre projetos e manejo apropriado da água convidamos a Paola Samora, diretora presidente do IPESA e coordenadora de projetos no tema.
Quando: sábado 18 de setembro 2021
Local: virtual (link será enviado após inscrição)
Inscrições: inscricaooficinaipesa
Horas: 16h às 18h
Lista de materiais para a produção:
ENZIMA CÍTRICA
Ingredientes:
– 3 partes de cascas e bagaços de laranja ou limão (Pode misturar ambos),
– ½ parte de açúcar;
– 10 partes de água.
SABÃO DE COCO LÍQUIDO
Ingredientes:
– 100 g de sabão de coco;
– 3 litros de água fervente;
– 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio bem cheias;
– ½ meio copo de álcool.
LIMPADOR/DESINFETANTE DE CITRONELA
Ingredientes:
– Muitas folhas de citronela;
– 1 frasco com álcool;
– Água;
– Bicarbonato (cerca de 3 colheres de sopa).
Mais sobre as convidadas:
Claudia Visoni
Jornalista, ambientalista, permacultora, agricultora e atualmente também codeputada estadual. Fundadora do grupo Hortelões Urbanos, articulou a criação da Horta das Corujas, na Vila Madalena, em São Paulo, primeira horta comunitária em praça pública da cidade. fundadoras do Movimento Cisterna Já e da Aliança Pela Água.
Também confundadora da União de Hortas Comunitárias de São Paulo, do coletivo PermaSampa e da iniciativa Objetivos da Compostagem. Desde 2019 é codeputada estadual em São Paulo pela Mandata Ativista.
Em 2020 ajudou a criar a Frente Alimenta, rede de ativismo focada no combate à fome, fortalecimento dos pequenos agricultores agroecológicos e disseminação da agricultura urbana. Mediação e diálogo: Paola Samora – geógrafa, ambientalista, diretora do Ipesa.
Paola Samora
Fundadora e diretora do IPESA (Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais), Organização da Sociedade Civil, focada na realização de ações e projetos que visam a preservação ambiental aliados ao desenvolvimento social sustentável.
Geógrafa entende que o território deva ser compreendido em sua plenitude, integrando homem e natureza. Coordenou e atuou em projetos de formação de jovens lideranças sobre o uso apropriado da água, formação de parques lineares, formação de educadores, mapeamento sobre os usos das águas em unidades de conservação, formação de lideranças da sociedade civil.
Integrou em 2002 o projeto de pesquisa científica sobre a capacidade governativa do Comitê de Bacia Hidrográfica Metropolitana no Alto Tietê, e desde então, participa ativamente dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo, representando a sociedade civil.
Coordena o projeto “Manejo da água: rio limpo e comunidade integrada”, que tem por objetivo incentivar a promoção de políticas públicas para saneamento em comunidades isoladas de sistemas de tratamento de efluentes.
A programação completa da Virada Sustentável 2021 você encontra aqui: www.viradasustentavel.org.br
Parabéns IPESA por todas as bons projetos desenvolvidas nestes 15 anos pelo meio ambientee qualidade de vida das comunidades que vocês atuaram e atuam. Sucesso e que venham muito mais bons trabalhos.
Parabéns IPESA por todas as bons projetos desenvolvidas nestes 15 anos pelo meio ambientee qualidade de vida das comunidades que vocês atuaram e atuam. Sucesso e que venham muito mais bons trabalhos.