São Paulo, junho de 2022.
Neste ano, voltamos a celebrar a nossa trajetória, completando 17 anos de atuação. Temos realizado projetos e atividades junto às comunidades onde atuamos (que você pode ver ou rever nos links mais abaixo) seguindo a nossa missão de fortalecer o desenvolvimento socioambiental no Brasil.
De novidades que podemos antecipar, estamos trabalhando em projetos a serem lançados no segundo semestre de 2022, e que continuarão a inovar em termos de impacto social e ambiental. Como o Escolas Ecológicas Recycle + Build Brasil – sustentabilidade, saúde e inovação, que visa propiciar um ambiente de aprendizagem saudável e acolhedor. Com alunos engajados em ações socioambientais, ativos por meio do esporte e em contato com a natureza.
Já o projeto Manejo da Água – Saneamento na microbacia 09 – Rio Escuro e Comprido (Ubatuba – SP), fase 1, contempla a elaboração de projetos executivos de sistemas de tratamento de efluentes, dando continuidade às nossas ações de melhoria da qualidade da água e das comunidades que dela dependem.
Outro destaque é o projeto Semeando Agroflorestas para a Sustentabilidade – com o objetivo da restauração florestal e conservação das águas, por meio de sistemas agroflorestais implantados na microbacia hidrográfica do Rio Grande e Iriri-Onça (Ubatuba – SP).
Nossa visão é de que ações integradas, que conectam a agenda social, ambiental e econômica, contribuam para a criação e o desenvolvimento dos potenciais coletivos, com a autonomia dos grupos e com a articulação local e regional de ações socioambientais. Você já conhece a nossa metodologia? Ela reúne:
1 – O conhecimento e diagnóstico da realidade local;
2 – O planejamento das ações junto às comunidades;
3 – Implantação do planejamento, com o acompanhamento das ações.
Estamos organizados em quatro linhas de atuação, compreendidas como fundamentais para um verdadeiro desenvolvimento socioambiental, com os Programas Água e Floresta, Resíduos Sólidos, Escolas Ecológicas e Unidades de Conservação.
Cada programa conta com um supervisor e a sua equipe técnica, que tem como missão realizar o diagnóstico, traçar o plano de trabalho e colocá-lo em ação.
Além dos nossos projetos dentro destes Programas, o IPESA presta serviços seguindo as suas linhas de atuação: palestras, cursos, oficinas e consultorias sobre os principais temas ambientais.
Somos especialistas também na elaboração e gestão de projetos socioambientais, tanto para o Governo quanto para empresas e entidades da sociedade civil.
Aliança Socioambiental e o Aniversário do IPESA Socioambiental
Uma outra novidade é a Aliança Socioambiental, onde potencializamos as nossas ações com parcerias. Desta forma, buscamos alianças empresariais estratégicas que efetivem a ampliação integral das atividades e projetos já realizados pelo IPESA, e que estejam iniciando ou ampliando as ações ESG (do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G).
Oferecemos a condição ideal para que os nossos parceiros possam desenvolver a sua responsabilidade social e ambiental, sempre tendo como meta o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Empresas que promovem a responsabilidade socioambiental corporativa, estão cumprindo o seu dever como parte da sociedade e da preservação do planeta, se contribuem para a formação de um desenvolvimento que não comprometa os recursos para o futuro. Além de fortalecerem sua marca por meio do ESG.
Para empresas que ainda não tem um departamento de responsabilidade socioambiental, o IPESA propõe uma parceria, oferecendo o suporte técnico para o desenvolvimento de ações ambientais, por um valor mensal menor que o custo de manutenção de um profissional ligado à área de sustentabilidade. Desta forma, o IPESA colaborará executando ações com uma equipe especializada e metodologias de trabalho reconhecidas.
Nossas realizações em números
+62 mil toneladas de materiais que retornaram à indústria;
+6.200 árvores plantadas;
+150 catadores foram incluídos em cooperativas de reciclagem;
+70 fossas negras eliminadas;
158 espécies de pássaros da Mata Atlântica em Ibiúna (SP) mapeados;
23 Escolas, 345 docentes e 5.800 alunos do projeto Escolas Ecológicas;
20 unidades produtivas sendo impactadas na frente de Ecoagriculturas;
8 representações em Conselhos Gestores de Parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Comitês de Bacias Hidrográficas, como representante da sociedade civil.
E mais!
Conheça nossos programas e projetos http://ipesa.org.br/programas-e-projetos/
Veja algumas outras ações que fizemos em 2020 e 2021 http://ipesa.org.br/ipesa-aprova-mais-um-projeto-de-manejo-da-agua-agora-na-microbacia-rio-escuro-e-comprido/
http://ipesa.org.br/projeto-sos-limpa-pg-mutirao-de-limpeza-na-semana-lixo-zero/
http://ipesa.org.br/water-innovation-lab-brasil-apoio-do-ipesa/
http://ipesa.org.br/ipesa-lanca-video-educativo-que-ensina-comunidades-a-construirem-biodigestores/
Mais atividades em http://ipesa.org.br/blog/
Quem somos
Desenvolvimento socioambiental é a bandeira do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais, o IPESA. Fruto da união de especialistas com defensores da questão ambiental, a organização sem fins lucrativos trabalha em prol de uma sociedade na qual sustentabilidade não é apenas a palavra da moda, mas um conceito que equilibra crescimento econômico, sempre aliado à preservação dos recursos naturais.
Como nascemos
O objetivo de melhorar as condições sociais e o meio ambiente, em 2002, levou um grupo de estudantes e jovens profissionais da Universidade de São Paulo para revitalizar o Morro do Mirante, em São Sebastião, cidade litorânea de São Paulo. Com atividades de educação socioambiental, que envolveram toda a comunidade de Paúba, colhemos bons resultados, frutos da união e da força. Três anos depois, em 2005, nasceu o IPESA.
Metas atualizadas, tínhamos mais força e mais vontade que o sucesso da primeira revitalização se multiplicasse, para que outros municípios pudessem usufruir das boas políticas. A área de atuação cresceu e na mesma proporção aumentaram as parcerias com fundações, institutos empresariais e prefeituras. Foi o início da implantação de projetos de capacitação de catadores, organização da coleta seletiva em várias cidades, inserção da comunidade escolar nas questões ambientais das regiões, organização de agricultores em busca de novos modelos de produção, além de tantos outros programas e ações.
Junte-se a nós nesta caminhada e venha comemorar cada ano de realizações com a gente!