Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente – 31 de maio a 05 de junho – o IPESA lançou na quinta-feira, 02,o projeto “Rio do Peixe Vivo: saneamento ecológico rural”, na cidade de Socorro (SP), em parceria com a Prefeitura do município e a empresa 1A99.
No auditório do centro administrativo municipal ‘Prof. Imir Baladi’, no prédio da Prefeitura, foi apresentado o seminário ‘Saneamento rural: um panorama sobre os desafios e soluções’, ministrado por Isabel Figueiredo e Paola Samora, especialistas no assunto. Nesse encontro os participantes receberam a 3ª edição impressa da Cartilha Manejo da Água – Guia Prático, e puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o conteúdo do material.
Estiveram presentes o Prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Esporte, Turismo, agentes da saúde da família e vigilância sanitária, empreendedores locais, sociedade civil organizada e moradores locais, totalizando cerca de 100 participantes.
Tema de extrema importância para a saúde humana e ambiental, o saneamento rural faz parte da atuação do IPESA no Programa Água e Floresta.
Este seminário compõe o projeto Rio do Peixe Vivo, formado por treinamentos de mão de obra local para a construção de sistemas de tratamento do esgoto e a implantação de sistemas de saneamento rural ecológico para dez famílias de pequenas propriedades rurais em Socorro (SP) e que ainda não contam com esse serviço de utilidade pública por residirem em locais isolados.
Entenda mais sobre o Saneamento Rural
O Brasil tem um déficit histórico de investimento em saneamento básico e segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico de 2019, estima-se que o valor necessário até 2039 corresponde a 218 bilhões. No meio rural, no País, 50% das propriedades lançam seus efluentes de forma rudimentar e, em muitas localidades, esse número pode chegar a 90% das propriedades, como constatado em campo nos projetos do IPESA de mapeamento dos usos da água na zona rural da APA de Itupararanga (SP). Nossos projetos buscam tornar acessível o conhecimento sobre opções alternativas de saneamento em comunidades isoladas que não possuem acesso à rede oficial de coleta e tratamento de efluentes, sejam urbanas ou rurais, contribuindo para a preservação dos mananciais de água e lençóis freáticos.
Para auxiliar na disseminação do conhecimento, buscamos tornar as tecnologias mais didáticas por meio da cartilha Manejo da Água – Guia Prático e de um vídeo com o passo a passo para a construção de um biodigestor unifamiliar. Para conhecer o nosso material, faça o download.
Você pode acompanhar esta e outras atividades do IPESA no instagram @ipesasocioambiental
Curta, compartilhe e nos siga!
Excelentes perspectivas. . .