O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, em parceria com a Fluxus Design Ecológico lançou na última sexta (25) uma cartilha ilustrada por Patrícia Yamamoto com alternativas viáveis para melhorar a qualidade e provisão de água. O lançamento aconteceu em um bate-papo online no canal do YouTube do Instituto tendo como convidados profissionais que participaram do projeto e a gravação está disponível no canal.
Com a crise de saneamento crescente no país, alternativas de tratamento de água e esgoto acessíveis e de baixo custo são bem-vindas. A cartilha servirá como um manual de como instalar tecnologias ecológicas de purificação de água de forma salubre e sustentável, entre elas, captação e uso da água da chuva, vermifiltro, biodigestor, banheiro seco e vala de infiltração.
“Ainda é um grande desafio lidar com o esgoto produzido nas casas, especialmente em áreas rurais e comunidades isoladas, que não contam com infraestrutura sanitária. Por isso, acredito que essa cartilha possa ajudar a trazer soluções mais imediatas e viáveis para essas comunidades”, diz Paola Samora, diretora presidente do IPESA.
A cartilha já está na segunda edição e vem sendo distribuída nas comunidades dos projetos. O material está disponível e pode ser baixado gratuitamente em www.ipesa.org.br.
Abaixo, a programação com o tema e nome dos convidados:
- Guilherme Castagna, fundador da Fluxus Design Ecológico. Tema: Água de beber, água de dar descarga, água de banhar – a água é uma só!
- Patricia Yamamoto, ilustradora. Tema: Comunicação e arte em projetos socioambientais.
- Lisa Barros, coordenadora de projetos do IPESA. Tema: Saneamento em comunidades isoladas.
- Paola Rodrigues Samora, diretora presidente do IPESA. Tema: Projeto de Manejo da Água: desafios na aprovação e execução, a experiência em Ibiúna e Ubatuba-SP.
- Rosemiro Pereira de Oliveira, responsável pela construção dos biodigestores e vermifiltros na comunidade dos Paulos, em Ibiúna-SP. Tema: Execução de projetos de saneamento e a experiência do biodigestor.
- Caio Ferraz e Paulo Plá, produtores da Meridiano Filmes. Tema: Como foi fazer o filme do projeto.
- Kalil Antônio Farran, diretor executivo do Instituto Camargo Correa. Tema: Empreendedorismo comunitário e os serviços sociais básicos.
- Moderadora, Jaqueline Nichi, jornalista e socióloga, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos Ambientais da Universidade de Campinas.