A primeira fase de elaboração de projetos executivos de sistemas de tratamento de efluentes foi aprovada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBHLN, no edital 2020 do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Ela é a primeira etapa de um processo até o início do projeto, que ainda prevê outras fases na região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), a partir de sua metodologia de diagnóstico, mapeamento e disseminação de conhecimento, será responsável em implantar e disseminar tecnologias sociais ecológicas e independentes no tratamento de efluentes em comunidades isoladas. O trabalho visa contribuir com os desafios de saneamento ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente e melhora o acesso a esse precioso recurso.
A meta é a elaborar ao menos 60 projetos executivos de sistemas e cartas de anuência de moradores com a estimativa de atingir 240 pessoas. Para a fase de diagnóstico, estão previstas 5200 entrevistas, o que corresponde a cerca de 1800 habitações.
Também foi realizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Sociedade Amigos do Bairro do Rio Escuro para divulgação do projeto, facilitação do levantamento de dados de campo e distribuição das cartilhas com o aprendizado.
A fase de disseminação do conhecimento é importante para sensibilizar a comunidade no envolvimento com o projeto e com o tema saneamento na microbacia. Para isso, serão realizadas atividades de arte e educação com os participantes.
1 comentário