Como parte da programação Semana Lixo Zero de Santos, que acontece de 23/10 a 01/11, em várias cidades e praias da Baixada Santista, o coletivo SOS Limpa-PG organizou um mutirão de limpeza neste domingo (25/10). O grupo, formado por moradores e visitantes de Praia Grande, vai se reunir a partir das 9h em frente à estátua de Netuno, em Cidade Ocian, e convida a todos os interessados em se voluntariar para contribuir com a limpeza da praia.
O coletivo SOS Praia Limpa-PG busca transformar a orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, por meio da educação ambiental e da limpeza da areia das praias da cidade. Os integrantes já agendaram outros mutirões recorrentes, em todo último domingo de cada mês, no mesmo horário e local.
A preocupação do grupo aumentou nas últimas semanas. “Durante a pandemia da Covid-19, com a redução de frequentadores nas praias, percebemos como as condições de limpeza das praias melhoraram muito. No entanto, com a reabertura das praias e o aumento de visitantes nos últimos feriados e fins de semana, o local voltou a ser depósito de resíduos de todo tipo”, diz Miguel Vieira de Lima, idealizador do projeto SOS Praia Limpa-PG e sócio-fundador do IPESA Socioambiental.
A ação terá duração prevista de 1h30 e o foco da coleta serão os resíduos que os tratores não conseguem retirar, como microplásticos, bitucas de cigarro – item que lidera em quantidade, segundo a ONU/UNEP (2020) – tampinhas e lacres de garrafa pet, canudinhos, palitos de madeira, papel laminado e isopor. Para evitar que este tipo de material acabe no mar e prejudique a vida marinha, a coleta manual é essencial.
“Este tipo de ação voluntária tem efeitos práticos e são uma forma de educação ambiental, já que ajudam a gerar conscientização e engajamento por meio do exemplo e da atitude”, complementa Ana Lígia Carvalho, uma das fundadoras do coletivo.
A Semana Lixo Zero ocorre em mais de 100 cidades brasileiras e é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs), instituições, grupos, empresas e ativistas ambientais de todo o país. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas causados pelo lixo, a organização é uma plataforma para empoderar e trazer soluções para que a meta lixo zero seja alcançada.
Mais informações sobre a programação da ‘Semana Lixo Zero’ no município podem ser consultadas no site: https://santoslixozero.org/semana-lixo-zero/
Parabéns a todos componentes do IPESA e ao Lixo Zero. Essas iniciativas nos trazem a esperança de uma renovação ambiental nas nossas cidades e na cabeça das pessoas que passam a aprender uma atitude mais consciente em todos os lugares.