O Projeto Saneamento na Bacia Hidrográfica dos Rios Escuro e Comprido está com inscrição aberta para seleção de moradores que queiram apoio para implantar um sistema de tratamento de efluentes na sua residência ou melhorar sua fossa já existente.
Podem se inscrever os moradores dos bairros que integram a Bacia Hidrográfica 09 (Rio Escuro e Rio Comprido): Fortaleza, Praia Brava, Praia Dura, Lázaro, Folha Seca, Corcovado e Rio Escuro. Serão priorizadas as famílias que não tenham nas suas residências nenhum tipo de sistema de tratamento de esgotos, ou que tenham sistema que precise de melhoria. Os candidatos também devem ter terreno disponível para implantação do sistema.
O projeto, que faz parte do Programa Manejo da Água, desenvolvido pelo IPESA, irá apoiar 60 famílias/unidades residenciais na implantação de fossas e melhoria das condições sanitárias da região. Os moradores selecionados receberão visitas do arquiteto responsável pelo projeto para desenho do sistema de tratamento de esgotos da residência, e a execução da obra ficará sob responsabilidade do proprietário do imóvel.
Para saber mais sobre as condições para participar e como se inscrever, entre em contato pelo WhatsApp (12) 99623-8936, ou acesse o site www.ipesa.org.br
Sobre o Manejo da Água
O programa criado pelo IPESA visa reduzir o déficit de saneamento básico no Litoral Norte do Estado de São Paulo e assegurar a manutenção da biodiversidade e o desenvolvimento humano. Conta com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO), além da parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, da Sociedade Amigos do Bairro do Rio Escuro e apoio de outras associações de bairro locais.
O processo inclui a mobilização da população a respeito da temática água e saneamento, diagnóstico do uso da água na microbacia, e soluções e melhoria da qualidade desses recursos. Além do tratamento de efluentes, oficinas de arte-educação ajudam a promover o uso consciente deste bem vital por meio de práticas sustentáveis.