Conheça o projeto
“Aves da Mata Atlântica: nascentes de Itupararanga” é um material didático que integra o Projeto CEDRUS (Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável) e contou com o patrocínio do SPAventura. Para a elaboração deste material foram realizados registros durante 16 meses, em diferentes épocas dos anos de 2009 e 2010, na Fazenda Morros Verdes, bairro do Verava, zona rural do município de Ibiúna, SP. A região caracteriza-se como um importante fragmento de Mata Atlântica inserido na Zona de Conservação da Biodiversidade da APA de Itupararanga.
A Fazenda conta com 260 hectares localizados no corredor ecológico da Serra de Paranapiacaba, entre a Reserva Florestal do Morro Grande e o Parque Estadual do Jurupará. Os ambientes naturais são muito distintos com altitudes que variam de 920m a 1.000m, com trechos de Mata Atlântica submontana em diversos estágios, lagos, pastos, pântanos e inúmeras nascentes como a do Rio Sorocabuçú, um dos principais rios formadores da Represa de Itupararanga.
Metodologia
As espécies inseridas neste guia fazem parte das 158 espécies levantadas entre agosto de 2009 e novembro de 2010. As observações ocorreram no período da manhã e da noite, em diferentes ambientes naturais.
Os equipamentos utilizados para o levantamento foram:
- Binóculos: para a identificação detalhada da coloração, bico, vôo e comportamento;
- Gravador: vocalização de cantos, pios, chamados e gritos de alarme diferenciam as espécies morfologicamente similares;
- Câmeras fotográficas: para registro e filmgem das aves;
- Guias de campo: desenhos ou fotografias das aves da região para identificação das espécies no campo.
Fonte da ordem taxonômica e nomenclatura: Lista do CBRO versão 2008 – www.cbro.org.br