Conheça o projeto

O Manejo Apropriado da Água é um tema relevante para criar soluções viáveis na melhoria da qualidade e quantidade de água no planeta. Os projetos realizados pelo IPESA têm como foco comunidades isoladas, a fim de estimular o uso consciente da água e contribuir na redução do déficit de saneamento básico.

O termo comunidades isoladas é utilizado entre órgãos relacionados ao saneamento para se referir aos núcleos habitacionais que não são ligados aos sistemas integrados de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esses núcleos geralmente apresentam dificuldades técnicas ou econômicas para a instalação, inviabilizando a execução a curto e médio prazos e requerem, portanto, soluções alternativas para a implantação e operação dos seus sistemas de saneamento básico.

O objetivo principal desta iniciativa é melhorar o acesso à água potável para a aldeia Muratuba e a aldeia e comunidade do Atodi e Pianã.

O projeto conta com as parcerias da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) – DSEI Guatoc, da Global Water Challenge (GWC) e da Cargill e terá mil beneficiários diretos e 2 mil indiretos.

Objetivos específicos

  • Construção de um sistema de abastecimento que integra a captação de água da chuva com um sistema solar para bombeamento e elevação da água;
  • Construção de duas novas torres para aumento da pressão da água;
  • Implementação de sistema de tratamento e reserva de água nas três ocupações, de forma a aumentar a disponibilidade para os quase 700 habitantes locais.
  • Extensão em mais de 3.000 metros da rede de abastecimento, levando água para mais de 15 famílias do Pianã;
  • Disseminar conhecimentos e mobilizar a comunidade na temática do wash e empoderamento feminino para aproximadamente 300 pessoas.

Galeria

Parcerias