Conheça o projeto
“Ecoagriculturas – práticas da agroecologia na proteção das águas” tem o propósito de evidenciar as experiências agroecológicas existentes nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo (URGHI – LN03).
A proposta foi elaborada de forma democrática e participativa por representantes do GT Agroecologia do CBH-LN, Rede de Sementes do Litoral Norte e membros da sociedade civil. Em comum, todos com o desejo de redirecionar as práticas de agricultura tradicional, evitar o uso de agrotóxicos e propiciar um manejo mais adequado do solo e dos recursos hídricos. O IPESA é responsável pela execução do projeto realizado pelo Instituto Supereco.
São beneficiários do projeto agricultores, proprietários rurais, gestores e técnicos dos órgãos públicos e membros de colegiados e da sociedade civil atuantes na temática.
Na fase inicial, um relatório a partir de dados secundários e primários e entrevistas com os agricultores sobre a agroecologia no território está sendo elaborado. Estão previstos encontros de fortalecimento, capacitações temáticas e planejamento de 20 unidades produtivas. Entre essas, quatro serão escolhidas para implantação do plano com medidas que contribuam para melhor gestão das unidades, estratégias de conservação da biodiversidade, solo e água e de adaptação tecnológica visando a transição agroecológica. As unidades deverão se tornar unidades de referência para a difusão de práticas e fortalecer a agroecologia na região.