Conheça o projeto

Conservar os recursos hídricos por meio da implantação de agroflorestas agroecológicas. Este é o objetivo principal do “Semeando Agroflorestas para a Sustentabilidade”, o mais recente projeto de preservação ambiental do IPESA, em parceria com agricultores locais, comunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e a Câmara Técnica de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais do CBHLN.

O trabalho consiste em implantar sistemas agroflorestais agroecológicos em áreas de preservação permanentes ou no entorno delas. Serão 9 hectares de recuperação ambiental com a agricultura regenerativa. Serão beneficiadas diretamente pelo projeto 314 pessoas, entre agricultores, técnicos, pesquisadores, gestores públicos, educadores e estudantes, além da população de Ubatuba, que colherá benefícios de forma indireta.

O “Semeando Agroflorestas” é uma construção coletiva, que alia conhecimento teórico, científico, saberes locais e experiências inovadoras. Ao fortalecer a biodiversidade, melhorar a qualidade do solo e promover segurança alimentar e disponibilidade de água de qualidade para todos, ele melhora as condições de vida das pessoas.

Esse projeto tem como metas:

  • Implantação de um viveiro escola com capacidade de produção de 20.000 mudas/ano;
  • Restauração de 9 hectares com sistema agroflorestal;
  • Criação de vitrines tecnológicas de sistemas agroflorestais;
  • Capacitação 96 agricultores;
  • Sensibilização de professores e alunos das escolas do entorno;
  • Produção de uma cartilha com exemplos de SAFs para o litoral.