Conheça o projeto
O “Projeto Rio do Peixe Vivo – saneamento ecológico rural”, é uma parceria entre o IPESA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro.
A proposta é disseminar conhecimentos em tecnologias sociais de manejo apropriado da água aos moradores da zona rural da bacia hidrográfica do Rio do Peixe, para que estes conheçam, promovam e adotem práticas de saneamento ecológico em suas propriedades. Tendo como objetivo maior contribuir para a conservação do Rio do Peixe.
O Rio do Peixe
É o principal afluente do Rio Mogi Guaçu e o mais importante Rio do Circuito das Águas Paulista. Da sua nascente em Munhoz-MG até sua foz no Rio Mogi Guaçu, o Rio do Peixe percorre 147,2 Km, banhando diretamente cinco municípios. Para Socorro, ele é imprescindível como fonte de abastecimento de água, lazer, agricultura e atrativo turístico.
Apesar de sua importância para a região, 90% das residências rurais em Socorro não contam com tratamento de esgoto, o que acaba por contaminar o solo e a água, com prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida. Na cabeceira do Rio do Peixe o esgoto afeta a qualidade da água que chega na cidade, o turismo e consequentemente a economia local.
Objetivos específicos
- Disseminar soluções para tratamento de esgoto em propriedades rurais;
- Capacitar membros das comunidades para o planejamento e construção de sistemas de coleta e tratamento de esgoto doméstico;
- Formar mão de obra local capacitada para a construção de tecnologias de saneamento rural ecológico.
Para alcançar esses objetivos, serão distribuídas 2000 cartilhas “Manejo da Água – Guia Prático”, com um seminário para orientação dos agentes de saúde da família e de zoonoses do município, que percorrem a zona rural. Haverá também um curso e treinamento de mão de obra local para implantação de sistemas ecológicos de tratamento para 10 famílias.