Conheça o projeto

Realizado em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, o projeto teve como foco a eliminação de 60 fossas negras e/ou lançamentos diretos nos cursos d’água na microbacia do Ribeirão da Barra, no bairro do Verava, por meio da implantação de sistemas biológicos de tratamento de esgotos.

Entre os anos de 2010 e 2012, o IPESA realizou na Zona de Conservação da Biodiversidade da APA de Itupararanga– SP, projetos ligados à educação ambiental, ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos.

Estes projetos foram importantes para caracterizar a situação dos usos da água (captação e destinação dos efluentes) nas comunidades rurais localizadas nas nascentes do rio Sorocabuçu. Estas localidades não são atendidas por sistemas públicos de tratamento de esgoto e abastecimento de água, portanto, necessitam de soluções alternativas para a implantação e operação de seus sistemas de saneamento básico.

Para este projeto piloto foi delimitada uma microbacia no bairro, a fim de controlar os lançamentos de efluentes na bacia. De acordo com o estudo realizado, o local possuía 81 pontos de lançamentos de efluentes diretos no solo, atingindo o lençol freático e os corpos hídricos. Este modelo de fossa negra consiste em um buraco receptor de esgoto.

O projeto interviu diretamente nas propriedades com o objetivo de eliminar o maior número desses lançamentos (tendo como  meta a extinção de ao menos 60 fossas negras/e ou lançamentos diretos). Após um novo diagnóstico para levantar as características topográficas e a densidade populacional, foram selecionadas as propriedades que receberam os sistemas de tratamento de efluentes. Os resultados foram: 

Resultados do Projeto

0
fossas negras eliminadas
0
biodigestores construídos
0
vermifiltros
construídos
0
círculos de bananeira
construídos
0
valas de
infiltração
0 %
da microbacia saneada

Como resultado indireto, o projeto contribuiu para aumentar o nível de organização comunitária em torno do tema saneamento, além de tornar a região ambientalmente mais sustentável.

Galeria

Assista ao documentário do projeto

Cartilha Ipesa | Manejo da Água Edição 01

Cartilha: Guia Prático Manejo da Água

Confira as versões disponíveis para download, e clique para baixar.


    Financiador e parceiros

    Apoiadores Ipesa: Instituto Camargo Corrêa
    Apoiadores Ipesa: Camargo Corrêa Infra
    Apoiadores Ipesa: FLUXUS Design Ecológico
    Apoiadores IPESA: SPA Aventura
    Fazenda Morros Verdes
    Logo Meridiano Filmes